Muitas pessoas têm dúvidas a respeito do que se faz em uma clínica de reabilitação, então vamos te exemplificar e mostrar os métodos e procedimentos em uma internação de dependentes químicos e alcoólatras.
O que é uma clínica de recuperação?
Se trata de um local onde os dependentes químicos buscam apenas tratar a abstinência e a sobriedade, mas também, é um local de solidariedade, amor fraterno, amizade e atenção.
Ou seja, a clínica de reabilitação é um local onde o indivíduo terá toda a infraestrutura necessária para se reencontrar e estabelecer novos alvos para a sua vida.
Para tal, as clínicas de reabilitação é formada por profissionais capacitados para ajudar e tratar os mais diversos aspectos da reabilitação do indivíduo. Fazem parte profissionais como médicos, psicólogos, psiquiatras, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e monitores.
Uma clínica de recuperação busca trazer acolhimento e suporte aos indivíduos que sofrem com alcoolismo e dependência química. Nesse sentido, são utilizados métodos para o devido tratamento e desintoxicação do paciente, com o auxílio de uma equipe multidisciplinar durante o tratamento.
O Acolhimento e a Abstinência
Para o tratamento da dependência é necessário a abstinência, o paciente muitas vezes aceita o tratamento mas ainda está sobre o efeito do consumo de droga, a abstinência só é possível de ser tratada com medicação já que esta é a fase mais difícil do tratamento e o paciente pode ter convulsões e quadros de estrema loucura, a fase da abstinência também é chamada de segunda etapa do acolhimento já que nesta fase serão introduzida a medicação adequada segundo o quadro de sofrimento do paciente.
Visita em clínica de recuperação
Para que se tenha uma recuperação efetiva, o papel da visita é importante para que o dependente se reabilite na unidade. Assim, com a família acompanhando o procedimento de recurso terapêutico e a sua evolução, constantemente, o paciente tem a sensação de cuidado e proteção da maneira mais efetiva.
Posto isso, é importante que os familiares, a assistente social, os médicos e psicólogos trabalhem em conjunto para recuperar o paciente adicto.
Desta forma há um alinhamento perfeito e, quando o dependente voltar para a casa, ele pode ter o suporte necessário para que se fortaleça em meio ao mundo, seguindo o seu caminho de recuperação sozinho e sem recaídas e voltando ao uso.